Em Barueri o Karatê forma atletas e cidadãos

São cerca de 600 alunos nos Núcleos Esportivos de Barueri e  mais de 30 atletas de competição que representam Barueri pelos quatro cantos do Brasil, o Karatê é uma modalidade que conta com uma equipe especializada para cuidar deste setor, que cada vez mais, tem despertado o interesse de jovens e crianças do município.
O Karatê , que tem seus núcleos no Parque Municipal e na Academia da Vila Porto trabalha a disciplina, preparo físico e espírito de integração de seus alunos e atletas.
atividades de Karatê-Dô, no município de Barueri, iniciaram-se em 13 de setembro 1999 mantida pelo Grêmio Recreativo Barueri, através, na época, da Assessoria de Esportes.

Antes, porém, a modalidade passou por um período de observação e análise de aproximadamente um ano – de setembro de 1998 a setembro de 1999, onde as aulas eram ministradas voluntariamente pelos professores Ruy Koike e Sergio de Oliveira (somente aos finais de semana) na Academia Municipal “Manoel Franco Bacanhim”, no Jardim Belval.

A modalidade teve como praticante e grande incentivador o Sr. Antônio de Fátima Pereira, que promoveu juntamente com alguns pais de alunos várias reuniões na Assessoria de Esportes, com o objetivo de sensibilizar a diretoria em poder oferecer aos jovens munícipes a oportunidade de desenvolver saúde e educação em suas vidas através da prática do Karatê. Após essas reuniões, foram autorizados aulas e treinamentos de Karatê à comunidade por meio das Escolinhas Educativas de Esportes e seu desenvolvimento técnico-desportivo aos atletas já atuantes.

Inicialmente as aulas foram ministradas nos ginásios esportivos dos bairros Jardim Belval, Parque Viana, Parque dos Camargos, Engenho Novo, Jardim Reginalice, Aldeia de Barueri e Jardim Maria Helena.

Na Academia Municipal do Jardim Belval, as aulas começaram a ser ministrada no dojô (sala de treinamento) de Judô, única arte marcial das escolinhas esportivas na época, somente três vezes por semana (entre dias e horários vagos). Esses dias e horários foram gentilmente cedidos pelo Prof. Luciano Matheus, que na época, era o Coordenador Técnico da modalidade, e por sua equipe de professores. Mais tarde, seriam incluídos os pólos esportivos do Parque Municipal Dom José e Parque Imperial.

Paralelamente ao desenvolvimento das escolinhas, em 1997, Barueri participava dos Jogos Regionais com a modalidade Karatê sob o comando do Prof. Ruy Koike, que também atuava em outros centros esportivos da região e contava com atletas de competição, que passaram a representar o quadro de atletas baruerienses.

O Karatê ganhou seu primeiro espaço próprio (dojô) no dia 10 de março de 2003, quando a modalidade ginástica artística mudou-se, deixando à disposição a sua sala de treinamento. Essa matriz valorizou ainda mais o trabalho, proporcionando excelentes condições para um planejamento mais adequado e a formação de atletas.

Grêmio Recreativo Barueri - Av. Sansão, No.110 –Jardim São Pedro –CEP: 06402-200 – Barueri/SP
Fone: 4163-2251 - Administração