Técnicos do GRB participam de artigo científico aprovado pela USP

Técnicos do GRB participam de artigo científico aprovado pela USP


Os técnicos Marcus Agostinho (Cotia e Barueri), Ewerton Ribeiro (Barueri), o preparador físico Gilvan Marcolino (Barueri), o professor Dr. Emerson Franchini da USP (orientador do mestrado de Marcus), juntamente com a USP participaram de um artigo científico que colabora com preparação e treinamento das modalidades de lutas.
Seis judocas cotianos e quatro baruerienses participaram voluntariamente do estudo (todos com a autorização de seus responsáveis). Resumidamente, utilizaram os dados coletados ao longo de 2011 e 2012 sobre as cargas de treinamento (percepção subjetiva de esforço), desempenho físico (testes físicos) e desempenho competitivo (análise dos vídeos dos combates). Estes dados foram inicialmente coletados somente com a intenção de otimizar o treinamento e os procedimentos foram posteriormente aprovados pelo Comitê de Ética em Pesquisa da USP. Os pesquisadores envolvidos foram os técnicos Marcus Agostinho (Cotia e Barueri), Ewerton Ribeiro (Barueri), o preparador físico Gilvan Marcolino (Barueri), o professor Dr. Emerson Franchini da USP (orientador do meu mestrado), além dos pesquisadores franceses Antony Phillipe e dos renomados Dr. Thierry Busso e Dr. Robin Candau.
Os resultados mostraram que utilizando modelos matemáticos é possível predizer o desempenho físico dos atletas de judô a partir da percepção subjetiva de esforço que eles relataram nas sessões de treinamento, o que pode ser muito útil na elaboração dos treinamentos visando picos de desempenho em momentos específicos. Vale ressaltar que esta é a primeira pesquisa analisando a utilização da modelagem matemática em esportes de combate.
Este é o link de acesso para o artigo intitulado "Training perceived intensity and performance changes quantification in judo", aprovado no Journal of Strength and Conditioning Research.

link: http://journals.lww.com/nsca-jscr/Abstract/publishahead/Training_perceived_intensity_and_performance.97134.aspx

Grêmio Recreativo Barueri - Av. Sansão, No.110 –Jardim São Pedro –CEP: 06402-200 – Barueri/SP
Fone: 4163-2251 - Administração